
É isso gente, marcamos nossa data de partida para o Québec.
Sairemos de Brasília dia 21 de maio às 18hs e chegamos em Montréal dia 22.
Nesses dias muita coisa ainda falta para ser providenciada. Listei aqui algumas coisinhas que precisam serem vistas com atenção e urgência pois não podemos correr o risco de esquecer algo.
Seguro Saúde:
Esse seguro é importante para ficarmos cobertos em caso de alguma eventualidade nesse primeiro momento: queda, lesão, mal estar etc... Isto porque temos 3 meses de carência para podermos usar o sistema de saúde canadense, que é público e portanto gratuito para os cidadãos e nós imigrantes.
Os mais conhecidos do pessoal daqui são o GTA, o American Express, o Bradesco Saúde. Nós fizemos o nosso pelo banco Itaú, fica a dica pra quem é correntista, pois a diferença entre o valor dos outros e esse é impressionamte!!! $$$$$.
Remessa de Dinheiro:
Outra providência é a compra ou remessa de dólares.
Nós optamos por utilizar dois meios: Ordem de pagamento no Exterior e Compra de travellers check, para não levar tudo na mão e aproveitar eventuais diferenças de cotação. Também vamos comprar alguns dólares americanos e outros canadenses em espécie. Temos comprado com a Agência de câmbio Cotação (cotação.com.br) pelo preço e praticidade na nossa situação.
Chegamos a pesquisar outros meios como Western Union pelo BB, que deve ser sacado em até 3 dias da chegada do dinheiro no destino, isso complicaria a logística. Mas vale a pena pesquisar a Cotação, que quando vimos ficava mais barata que nos outros meios.
Há também a possibilidade, para quem é correntista do Itaú de comprar travellers check com valores mais baixos que os do restante do mercado. Muito interessante. As vantagens do traveller são, em relação a papel moeda, a possibilidade em caso de extravio, solicitar novos travellers e o câmbio em geral é mais baixo.
Para a transferência como pedimos foi necessário ter aberta uma conta em um banco canadense. Dos bancos que pesquisamos, o Desjardins nos pareceu mais interessante para começar a ter conta por lá. Entramos no site do Desjardins (www.desjardins.com) e fizemos uma espécie de pré abertura e mas tivemos que insistir para ter o número da conta. Argumentei com o gerente que se somente fosse abrir a conta quando chegasse ao Quebec seria complicado encaminhar o dinheiro do Brasil, que no nosso caso, seria mais fácil mandar para lá enquanto ainda estivessemos aqui.
Diante desta circunstância ele me condicionou o envio de um número de conta ao aceite de uma conta somente de depósito, que deveria enviar o CSQ e o passaporte escaneado e que a conta estaria totalmente disponível na chegada após assinatura dos documentos. Aceitei e recebi os dados para fazer o Swift quando a diferença entre a transferência e o traveller era de quase R$ 0,10. Fizemos essa operação pelo Banco Rendimento (rendimento.com.br).
Há varias outras providências e vamos postando aos poucos. O garage sale por exemplo é um capítulo a parte. O nosso deve ser no primeiro fim de semana de maio (brasiliagaragesale.blogspot.com/)