quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Bom ou Ruim?

Hoje de manha um amigo do Brasil me ligou para me dar uma boa noticia, ele e a esposa receberam o CSQ. Noticia maravilhosa. La pelas tantas durante conversa ele me fez uma pergunta cabal: Voce esta arrependido? De pronto disse nao, mas seria injusto deixar de refletir sobre a pergunta dele.

Ja da pra fazer um balanço de 6 meses de Canada. E minha resposta a esse balanço, para mim, e, bom e ruim. Para os otimistas pode parecer negativo, para os pessimistas, positivo. Eu diria que e realista. Me explico.

O Canada tem muitas coisas que o Brasil nao tem e o Brasil tem muitas coisas que o Canada nao tem. Viemos para ca com frustraçoes e expectativas: um pouco de medo da violencia, que aqui nao tem tanta. Mas por exemplo nossa casa nunca foi invadida no Brasil. Viemos querendo fugir do jeitinho, mas o jeitinho as vezes pode ser uma margem de manobra, que por aqui dificilmente temos.

Os empregos... esse e um capitulo a parte. Tem empregos, sim. Mas olhar no emploi-quebec pode dar uma impressao de que a gente chega sendo pego no laço. Eu discordo. Cada um tem uma experiencia. Um amigo, por exemplo, mandou curriculo para trabalhar em uma usina, trabalho braçal mesmo, e a pessoa que o recebeu disse que nao o contratou porque ele parecia inseguro no frances. O que eu discordo completamente. A economia funciona bem, se ganha bem mas se gasta tambem. Se a gente for olhar relativamente, o que se tem acesso por aqui, no Brasil custa carissimo. Mas se for olhar para os lados, tem muita coisa que quem esta começando nao tem acesso e que talvez nunca tenha. O necessario, todo mundo tem, diferentemente do Brasil, mas existe a diferença social, e dizer que e confortavel estar na ponta do extrato social (mesmo que temporariamente) e mentira.

No meu trabalho, como na maioria dos trabalhos por aqui, sou horista, trabalho por horas. Diminui o movimento, diminuem as horas. Isso esta acontecendo com pelo menos tres outros amigos que trabalham em setores diferentes da economia. Acredito que e ressaca da crise. Por isso optei por ver um segundo trabalho. Ter essa possibilidade e bom e ruim. Bom porque tem pra onde correr, e os dois trampos sao bacanas, ruim porque jornada dupla era algo que ate faz ia no Brasil, mas sem gostar, e cansa pra chuchu. E ai bom ou ruim? Minha resposta hoje: as duas coisas. O que e positivo deste nosso momento e viver a decisao que tomamos. Tomar coragem, bater no peito e seguir acreditando, como no Brasil, e acredito, em qualquer lugar do mundo.