sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Reussimos!!!

Conseguimos nosso CSQ!
Essa sensação é maravilhosa e ainda estamos meio voando com a notícia.
Começamos nossa entrevista com uns 15 min de atraso da parte deles. Estávamos muito focados e apreensivos, mas tentando nos manter racionalmente calmos.

Enfim a porta se abre e vimos que seríamos entrevistados pelo Monsieur Edie Alcides e não Madame Judith, hora de nos concentrar mais ainda e demonstrarmos mais segurança ainda, pois já tínhamos ficado sabendo que ele parece ser inseguro e por não saber direito o que está fazendo, tenta desistabilizar as pessoas e atrapalhar tudo.

Com um bonjour resmungado e baixo ele apontou para sentarmos. E começou a entrevista, simpático desse jeito. Começou falando(em francês): analisei minuciosamente seu dossiê, monsieur, e li que você disse ter nível trés avancé de francês e inglês é verdade? (recurso à ironia) o Pedro então muito seguro disse: é sim. Ele perguntou se eu também e eu disse que não, que o meu era intermediário. Então ele perguntou num inglês HORRÍVEL olhando pra baixo e falando bem baixinho, o que o Pedro faria no Quebéc. O Pedro respondeu muito bem e rápido sem deixar ele cortar, então ele rapidamente questionou em francês o que ele faria com a formação que tem (o Pedro é cientista social com especialização em gestão pública), acredito que pensando que ele ficaria meio perdido, que trocaria as palavras misturando os idiomas. Nessa hora meu orgulho foi enorme pois quem conhece o Pedro sabe que ele faz a troca de idiomas muito, muito bem. E mais uma vez ele deu uma resposta muito completa e rápida sem trocar nem errar nada. Quando fazia uma pergunta e a gente ia tentar mostrar, como pesquisa de emprego ou algo assim, ele dizia: não quero ver, estou perguntando, responda. Tuuuudo bem....
 
Aí o entrevistador viu que não adiantaria fazer pressão no quesito língua e começou pedir uns documentos, começou a questionar algumas datas e questões de emprego. Ele  nos perguntou sobre uns documentos. Começamos a separar alguns e ele disse pra parar e pegar tudo depois que ele terminasse. Pediu de passaporte a cartas dos empregadores (que diga-se de passagem só são obrigatórias para quem não tem carteira assinada, mas como um casal prevenido vale por dois, havíamos conseguido com nossos empregadores anteriores). Olhou por cima, pegou umas cartas e fez perguntas do tipo "aqui diz que você trabalhou neste emprego em 2004 e neste outro em 2006 então em 2005 o senhor estava desempregado, monsieur." O Pedro respondeu que não que neste periodo estava na mesma empresa, mas em outro setor e mostrou a carteira de trabalho. Ele começava as perguntas, sem sabermos com quem ele falava, pois não olhava pra gente, e só no final terminava com madame ou monsieur. Acredito que para testar nossa atenção.

Então Monsieur Alcides virou pro lado e ficou muuuito tempo calado (tentando) digitar algo. Parou ficou procurando alguma coisa em cima da mesa, olhando e o Pedro disse: quer alguma ajuda Monsieur? Ele respondeu que não meio sem graça, e mais uma vez teve a certeza de que não estávamos inseguros.

Perguntava enquanto digitava, baixo e enrolado " você tem tantos anos, madame... pode-se dizer que o senhor se formou no ano tal, monsier..." e nós prontamente dizíamos sim em bom tom. Mais silêncio, barulhos de erro no computador, uma digitação bastante limitada e a impressora começa a funcionar. Aparentemente folhas em branco. O Pedro me pediu uns documentos, que caso ele questionasse algo mais de surpresa estaríamos de prontidão. Por fim quando ele pegou opprendre le Québec tivemos certeza da aprovação. 

Ele se virou para nós, com um tom imcompatível com o que ele estava falando (parecia estar incomodado), e disse " j´ai le plaisir de vous dire que vous êtes acceptés". A emoção veio forte. O Pedro agradeceu pela atenção. Tentei ser simpática dizendo que iríamos imediatamente ao consulado dar entrada na documentação federal e ele pediu pra ver, mal olhou e disse, ok (a única vez em toda entrevista). 

É isso gente,  conseguimos vencer esse grande momento em nossas vidas, graças a nossa preparação e à ajuda, apoio e orações dos nossos amigos e familiares. Obrigada a todos e grande abraço desse casal CSQsado.

À bientôt.

17 comentários:

Erisa disse...

Parabéns mes amis :)))

Vcs merecem!!!

Beijosss

Wellington Gomes disse...

eitaaaaaaaaaaaaaaaaaa.... rebentaram com o homem... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
queria ter um filho assim.... kkkkkkkkkkkkkk... ué... eu tenho... hahahahahahha
Parabéns casal lindoooooooooo
espero vcs aqui....

Ismael Oliveira disse...

Uhuuuuuu!!!Parabenssss pra vcs!!
Vcs sabem que mereceram....e que viesse quelqu'un eu sabia q vcs passariam!!!

Bjos procês!!!

Ismael

Fagner Santos disse...

Eh isso ae Pedro! Tah pensando o que??? To pagaaaando!!!

Anônimo disse...

Parabéns, vcs arrebentaram!!

Beijos

Lucas Sousa disse...

Parabéns!!!!!!! Que legal, fico muito feliz por vcs. Ainda deram uma lição no entrevistador... hahahaha

:-)

Um grande abraço,

Lucas & Roberta

http://projetocanada.wordpress.com/

O casal disse...

éque ééque on va habiter au québec...
éque ééque on va habiter au québec...

Alex disse...

Meus amigos,

Ficamos imensamente felizes com a vitória de vcs, pois sabemos como vcs estavam empenhados no Francês, nas informações sobre cidades, enfim não tinha como não ser aceito. Fico impressionada com o nível desse novo entrevistador em querer fazer terrorismo com vcs, não entendo o pq disso, fiquei com o coração na mão ao saber que talvez o Fagner não passasse, mas como eu disse sei que todos vcs vem se preparando bem pra esse começo de nova vida. Sei que não estamos mais tão presentes na lista, mas quero que saibam que nós estamos torcendo muito por todos vcs, e que vcs sempre podem contar conosco pro que der e vier, qq coisa mesmo ok?
Um grande beijo no coração de vcs,
Dos amigos de sempre,
Alex e Valéria

Canada K9 cursos Táticos disse...

Estamos felizes por voçês .

Carlos e Cristina.

Anônimo disse...

P A R A B É N S !! Vocês merecem.
Procópio

Ti disse...

Mes amis!!!

Parabéns pela vitória, mais um passo suado e merecido! Alguém disse que queria ser uma mosquinha para estar lá, eu também....

Beijos e que o próximo encontro saia logo!!!!

idevan disse...

Taí, se tinha um casal preparado, eram vcs. Salvea família Caixeta-Perna (ou seria Perna-Caixeta???).

Apesar de nos conhecermos pouco, saibam que a alegria pela vitória de vcs foi imensa. Muito (mais) sucesso.

C'est vrai!!! :-D

Manu disse...

Parabéééns meu povo!! Fiquei de cara com o jeitão do "homi".
Boa sorte daqui pra frente, vcs vão ver como vai passar rápido.
Bjsss
Manu e Alexandre

Flavielle Martins disse...

Êêêêêêêêêêê!!!!!
Estamos muito felizes com mais essa vitória. Tínhamos certeza que vocês iriam conseguir o CSQ. Esperamos vocês aqui no ano que vem para mais um outro jantar... dessa vez regado com um bom vinho quebequense.

Hhhhheeeeeyyyyy!!!!!
Nous sommes vraiment heureux avec votre victoire. Nous étions sûrs que vous réussiriez le CSQ. Nous vous y attendons l'année prochaine pour un autre soupé... cette fois-ci avec un bon vin québécois.

Yyyyyuuuuuppppp!!!!!
We're so glad with one more victory of you guys. We were sure that you would get the CSQ. We are waiting for you two here next year to another dinner, but this time with a great french-canadian wine.

Adolfo e Flavielle.

Rodrigo disse...

PARABÉNS!!! PARABÉNS!!! PARABÉNS!!!
Vocês merecem muito!!!!
Ficamos com o coração na mão por todos, mas especialmente por vocês.
Fico feliz que a justiça seja feita mesmo com pessoas tentando nos desetimular e dificultar a nossa vida!
VOCÊS MERECEM!!!!
Agora é só comemorar e esperar o federal....
Grande abraço!

Cinemusique disse...

olá! parabéns pra vocês! estou adicionando o vcs no nosso blog, nossa entrevista está marcada pra dezembro!
até!
Gabi

Rogerio e Luciane disse...

Queridos amigos,

Depois de uma vitória glamorosa como esta, estamos aguardando vocês aqui em terras geladas... mais frio que a barriga...rsrsrsr

Se precisarem de alguma coisa é só mandar um e-mail pra gente.

Grande abraço