sábado, 20 de março de 2010

Validaçao de Estudos pelo MICC

Ontem, depois de 5 meses de espera recebi a validaçao de Québec dos meus estudos do Brasil feita pelo Ministério da Imigraçao e das Comunidades Culturais. O prazo eram 6 a 8 semanas, depois de ligar por 3 vezes e ter como resposta: estamos com um atraso, ligue dentro de 2 semanas, resolvi esperar e chegou o documento. Fiz esse processo encaminhado por uma agente de imigraçao que disse ser muito importante validar o diploma de fora de Québec, para inserçao no mercado de trabalho. Imigante recém-chegado, a gente vai acreditando. Fiz, esperei e surpresa: a carta de frente da documentaçao diz textualmente que esta validaçao e simplesmente um estudo comparativo e que nao implica em nenhum compromisso nem de ordens, nem de estabelecimentos de ensino nem de empregadores. Pergunta cabal depois de gastar quase 500 dolares com esse processo: Para que isso serve mesmo? A minha pós-graduaçao foi validada como um diploma menor de primeiro ciclo para eles. Detalhe interessante: aqui existe o mesmo MBA que fiz mas vai entender esse povo. E segue a vida... Se conselho fosse bom a gente nao dava, vendia, esse vai de graça.

5 comentários:

Patitando disse...

Oi Pedro, tudo bem? Estou pesquisando sobre esse assunto e não entendi muito bem sua colocação. Na sua opinião você acha que não vale a pena fazer a validação?

Abraço!

Pedro disse...

Na minha experiencia nao foi necessario.

Ti disse...

Poxa....o Daniel Le Blanc jurou que seria absolutamente necessário e importante para mim...graduação, especializacao, mestrado..hum, acho que vou ponderar melhor....

Ti disse...

SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

e um cadinho de culpa por estar ausente!!!!!!

beijos mil!!!!!!!!AMO VOCÊS!!!

Thaís disse...

A questao é basicamente a seguinte: somente a instituiçao que te exige a validaçao poderà dizer se aceita ou nao. Por exemplo, na universidade, se vc precisa comprovar cursos, somente a pròpria univ. dirà se aceita ou nao, se valida ou nao, pra eles esse doc do MIC nao é vàlido. No casa de procurar trabalho, a empresa te dirà se aceita ou nao, ou aì sim, ela pode te pedir a validaçao.
Mas porque fazer se vc nao sabe se vai usar e ou se vao aceitar?