terça-feira, 14 de julho de 2009

Coisas importantes e interessantes

Salut mes amis!

Vamos a algumas novidades. Bem Ville de Québec continua linda. Agora verão mesmo não estou vendo . Isso é pelo meu ponto de vista muito bom. Não sou chegado no calor. Mas alguns diriam que tenho que passar pelo bicho papão, o inverno de Québec, que enquanto você não passa é como se não tivesse chegado. Acho que é como relacionamento: Quando se está namorando, todos cobram noivado, quando está noivo, cobram casamento, quando casa, cobram o filho, quando tem o primeiro, cadê o irmãozinho, quando vem o irmão, agora chega, né! Estou sentindo que o inverno por aqui é meio assim. Mas tem boas perpectivas, dizem que fazer esporte de inverno é a melhor forma de passar esse tempo. Depois que eu passar, conto.

Outra coisa que estive percebendo estes dias é a importância da rede de contatos. Por aqui é importantíssimo. Tenho percebido e ouvido por fontes do governo e fora dele que a tal rede agiliza tudo. É diferente do Brasil em um aspecto: você não depende dela, nem usa pra frase clássica “Sabe com que você tá falando?” Lembrei disso por causa de nossos amigos, Lucas e Roberta, recém-chegados, que acabaram de assinar o Bail na mesma imobiliária de outros brasileiros conhecidos nossos: Adolfo e Flavielle, Camila e Zé Roberto, Sandra e Evaldo. Ter chegado por indicação de um deles parece ter facilitado o Bail.

Digo isso porque eles viram o apartamento e a Síndica (concierge) que por aqui faz um papel de gerente de alugueis não colocou oposição ou dificuldade alguma. E até comentou positivamente o fato de ter tantos brasileiros por aqui. Obviamente porque são pessoas honestas e idôneas que deixam uma boa impressão. Sem falar que não se indica quem não se conhece e acredita. Enfim, vejo positivamente o fato de começar a fazer uma rede de contatos o quanto antes, do Brasil mesmo, como nós fizemos a partir do pessoal do Grupo Brasília Canadá em que pudemos conhecer pessoas maravilhosas que nos deram muitas dicas legais e se tornaram amigos.

Lembro bem de 2 casos que nos motivaram e esclareceram muito, por já viver no Canadá quando nos conhecemos: Ana Cláudia e David, de Boucherville e Rodrigo e Luciana de Otawa. Ambos casais nos deram dicas preciosas que ajudaram nas nossas escolhas e na orientação dos nossos projetos. Sem falar nas outras histórias que ouvimos falar de sucesso no processo de imigração em função de bons contatos prévios, inclusive emprego.

Outra coisa legal da rede de contatos: tem uma turma de brasilienses aqui em Quebec que vai trabalhar no Cique du Soleil. Muito legal. Depois coloco mais detalhes.

C'est vrai, on est déjà lá, de mala e tudo!

4 comentários:

Ti disse...

OIOIOIOIOIOI!!!! Guarda uma vaga aí no Cirque pra mim!!!! SVP!!!! RSRSRSRS Beijão!!

Doug disse...

Que bom saber docêis! Continua atualizando!!!!!!

Anônimo disse...

Ola' amigos,
Ficamos muito felizes em saber q ajudamos. Parabéns pela escolha. Ville de Québec é encantadora. Deveremos aparecer por aí no outono. Queremos encontrar com vcs. Conhecemos um pub MUITO BOM dentr na cidade velha (lado de dentro do muro). Podemos combinar.
Mandem um abração para Erisa e Álvaro.
Ro e Lu
Ottawa
613-820-2057

idevan disse...

Estava ávido por um post novo. Mas, compreendo que a vida nova requer mais tempo para colocar as coisas novamente no lugar.

Parabéns pelo Desjardins (o Cícero me contou), em breve vc nos terá como vizinho.

Um grande abraço!