sábado, 4 de julho de 2009

Um post depois de muito tempo

PERIGO: ESTE POST CONTÉM IMPRESSÕES PESSOAIS QUE PODEM SER FACILMENTE CONFUNDIDAS COM DADOS IMPARCIAIS!

Aos amigos que tem nos acompanhado pelo Blog, queremos agradecer imensamente. Vida de imigrante é dureza, quando sobra tempo praticamente é pra descansar. É bom, cansa, tem hora que dá vontade de jogar tudo pro alto, mas quando se tem um projeto as coisas realmente ficam mais fáceis.

Falando em projeto, tivemos uma mudança de planos, como muitos devem saber. Nosso plano "A" era Montreal , pela dimensão, pelas possibilidades e como vocês viram no nosso post anterior é uma cidade gigante. Quando viemos à Ville de Québec, percebemos que as coisas são diferentes por aqui. Québec, aos nossos olhos, é uma cidade parecida com Brasília. É administrativa, até por isso os impactos da crise não foram tão sentidos por aqui. O mercado continua aquecido. Em outro aspecto é menor que Montréal, o que pode ser ruim ou bom, dependendo da perspectiva de cada um. Para nós, foi muito bom. Estamos felizes e isso é o que importa.

A cidade tem mais espaços abertos, tem menos gente. O transporte público funciona bem, as pessoas são tranquilas e imigração ainda tem um "que" de novidade. Tem muitos brasileiros, e pelo que vi boa parte se conhece. A maioria chegou há pouco tempo, menos de 2 anos. Tem uma comunidade bem bacana no google que faz a rede social dos brasileiros por aqui.

Só tem 1 universidade (a ULAVAL). Mas francamente, cada pessoa só precisa de 1 vaga, para isso, basta 1 universidade... Outra coisa é que as pessoas dentro da universidade são mais acessíveis, todas as pessoas que conheço que tentaram marcar com os diretores dos cursos conseguiram. Nós não conseguimos em Montréal. Sem falar na quantidade de cursos, são muitos, tem pra todos os gostos.

Estamos a procura de emprego e começando estudos. Decidimos não fazer a francisação, estudos na ULAVAL e procurar empregos. Se sentirmos necessidade de mais cursos de francês, vamos procurar um curso em tempo parcial à noite. Há vários destes.

A programação cultural é diversificada, menos que Montreal, obviamente. Mas se der muiiita vontade de sentir a loucura da cidade grande, Montréal é a 2 horas e meia de carro. Dá pra sair de manhã e voltar a noite. Resumo: estamos gostando. Algumas fotos pra deixar o gostinho...




6 comentários:

Marcos, Simone, Lucca e Julie disse...

Amigos,

Realmente, a escolha da cidade tem um quê de coisa pessoal... Coloquei minhas opiniões em nosso blog, fomos bombardeados em um dos grupos de discussão e não me arrependo nem um pouco do que eu fiz...

Sempre haverá os defensores ferrenhos de Montréal, de Québec, Ottawa e por aí vai. O que importa é a nossa própria opinião...

Não há como não se apaixonar pela Ville de Québec: tudo parece ser perfeito, desde a limpeza da cidade até a simpatia de seu povo... Vendo as fotos da Petit Champlain dá vontade de estar aí de novo... Tudo bem que a Mone disse que não pega o elevador de novo nem que a vaca tussa hehehe!

Boa sorte a vocês e que em breve estejamos juntos!

Marcos
http://jmappellecaillou.blogspot.com

Wellington Gomes disse...

êeeee saudade de vcs!

Lidia Barreiros disse...

puxa amigos! vcs ficaram em ville? POFT! Morri!
Vou morrer de saudades!
Mas prometo q visito!
Bjks

Déia disse...

Queridos estamos em nosso cafofo em Granby( a Sery nos ajudou e serviu de referencia para o bail), quando tiver o tel envio para marcarmos a visita de vcs aqui, q deverá necessariamene ser um final de semana completo, ta?
Bjs
OBS: a cidade é muito linda, e parecemos ets nas ruas, somos os únicos brasileiros na cidade, o povo é super receptivo, vcs vão ver, interior sabe! Bjs e saudades.

idevan disse...

Como estava sentindo falta dos posts de vcs. Porém, compreendo que a vida está corrida demais pra dar um pulinho aqui.

Espero vê-los em breve e seguir os seus passos (menos o de montar casa em montreal, vou direto pra aí).

Abraços saudosos.

Anônimo disse...

Ola' vcs do Norte,
Legal saber q estao em Ville de Quebec. Nos adoramos essa cidade. E' muito bonita, rica, chique e elegante.
Desejamos muita felicidade e sucesso para vcs. Nao esquecam de avisar numa possivel visita a Ottawa.
Mandem um abraco para Alvaro e Erisa quando com eles encontrarem.
Abraco grande a vcs 2.
Rodrigo e Luciana
rodrigo_araujo@hc-sc.gc.ca