quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tu vens, eu já escuto os teus sinais!


Acho que a coisa mais anunciada desde que falamos em Canadá e acho que pra todos é o bendito inverno. Eu mesmo ainda estou querendo ver, mas já começamos a ver os sinais. As árvores já estão ficando vermelhas, amarelas e marrons. Um belo espetáculo a parte. Coisa que no Brasil não é tão visível e que eu pelo menos só tinha estudado na escola. E era simplesmente saber que no outono as folhas mudam de cor e caem. Ver isso todos os dias é realmente lindo. Caprichos da natureza. Cada dia a paisagem muda, menos verde, mais vermelho e amarelo e menos folhas, progressivamente e rapidamente.

O sol parece que foi avisado que o Outono chegou e foi tirar o "congé" (folga) de outono e inverno. Mas a temperatura está caindo lentamente. Os primeiros dias da semana estava entre por volta de 10 graus celsius pela manhã e hoje está 6. Eu estava usando um casaco de couro para ir pro trabalho, já vi que ele vai ter que ficar de folga, talvez até o próximo dia de menos frio, e vou ter que colocar um casaco mais estruturado(ambos trazidos do Brasil).Para o fim de semana a previsão é de 9 graus. O sol que no auge do verão estava a pino às 8 da noite e ia se por lá pelas nove e tanto, tem se posto cada dia mais cedo. Hoje às 7 horas já está escuro e dizem que lá perto do Natal é as 3 da tarde. Desde semana passada, início do Outono, quando a gente se observava e conversava com as pessoas, todos falando que estavam cansados, que estavam se sentindo sem energia, com sono. E eu pensando: que atividade todo mundo (inclusive eu) estávamos fazendo que estamos tão cansados? Pergunta evasiva para a resposta do corpo à falta de sol! Impressionante! Uma semana sem sol e o corpo começa a se cansar. Achei que fosse mais lento, um mês, algo assim, mas não é. É bem imediato. E aí bota motivação pra levantar de manhã!
Na televisão já vi anúncios de atenção a alimentação. A reportagem que vi indicava tomar leite, porque contem a vitamina D que o corpo sintetiza com o sol e que está presente na gordura de alimentos derivados de leite e, segundo a reportagem, por isso os leites desnatados devem ser evitados porque não cumprem sua função nutritiva neste sentido.
Mas ainda não tenho opinião formada sobre o assunto, mas imagino que o frio pode ser chato quando não se tem opção. Quem passou todos os invernos da vida brigando com o inverno, passa a ficar entediado, mas já ouvi que é importante encarar de forma positiva. Isso sempre é bom!

3 comentários:

P disse...

nada como a natureza e seus ciclos maravilhosos.
:)

Lidia Barreiros disse...

Puxa gente...acho q sou imune ao inverno!! Eu ando na maior empolgaçao! Tou fazendo capoeira todos os dias....e jah emagreci um monte! eeeeeeee
Morro de saudades de vcs...e só tenho noticias quando alguem vem daí...do interiorrrrr...hahahah...e me dizem...ah a Thais comprou uma manta linda pro sofá dela...ou ah! o Pedro arrumou um emprego...e coisas do tipo....sinto saudades de vcs!
Quando vierem pra cá...mi casa su casa.
Fiquem bem! e postem sempre notcias!
Bjks
Lilix

Doug disse...

Ai minino, aproveita o frio e atualiza mais o blog! rsrsrsrsrs
Brincadeiras à parte, é muito bom te ler. Escreva mais!