terça-feira, 14 de julho de 2009

Coisas importantes e interessantes

Salut mes amis!

Vamos a algumas novidades. Bem Ville de Québec continua linda. Agora verão mesmo não estou vendo . Isso é pelo meu ponto de vista muito bom. Não sou chegado no calor. Mas alguns diriam que tenho que passar pelo bicho papão, o inverno de Québec, que enquanto você não passa é como se não tivesse chegado. Acho que é como relacionamento: Quando se está namorando, todos cobram noivado, quando está noivo, cobram casamento, quando casa, cobram o filho, quando tem o primeiro, cadê o irmãozinho, quando vem o irmão, agora chega, né! Estou sentindo que o inverno por aqui é meio assim. Mas tem boas perpectivas, dizem que fazer esporte de inverno é a melhor forma de passar esse tempo. Depois que eu passar, conto.

Outra coisa que estive percebendo estes dias é a importância da rede de contatos. Por aqui é importantíssimo. Tenho percebido e ouvido por fontes do governo e fora dele que a tal rede agiliza tudo. É diferente do Brasil em um aspecto: você não depende dela, nem usa pra frase clássica “Sabe com que você tá falando?” Lembrei disso por causa de nossos amigos, Lucas e Roberta, recém-chegados, que acabaram de assinar o Bail na mesma imobiliária de outros brasileiros conhecidos nossos: Adolfo e Flavielle, Camila e Zé Roberto, Sandra e Evaldo. Ter chegado por indicação de um deles parece ter facilitado o Bail.

Digo isso porque eles viram o apartamento e a Síndica (concierge) que por aqui faz um papel de gerente de alugueis não colocou oposição ou dificuldade alguma. E até comentou positivamente o fato de ter tantos brasileiros por aqui. Obviamente porque são pessoas honestas e idôneas que deixam uma boa impressão. Sem falar que não se indica quem não se conhece e acredita. Enfim, vejo positivamente o fato de começar a fazer uma rede de contatos o quanto antes, do Brasil mesmo, como nós fizemos a partir do pessoal do Grupo Brasília Canadá em que pudemos conhecer pessoas maravilhosas que nos deram muitas dicas legais e se tornaram amigos.

Lembro bem de 2 casos que nos motivaram e esclareceram muito, por já viver no Canadá quando nos conhecemos: Ana Cláudia e David, de Boucherville e Rodrigo e Luciana de Otawa. Ambos casais nos deram dicas preciosas que ajudaram nas nossas escolhas e na orientação dos nossos projetos. Sem falar nas outras histórias que ouvimos falar de sucesso no processo de imigração em função de bons contatos prévios, inclusive emprego.

Outra coisa legal da rede de contatos: tem uma turma de brasilienses aqui em Quebec que vai trabalhar no Cique du Soleil. Muito legal. Depois coloco mais detalhes.

C'est vrai, on est déjà lá, de mala e tudo!

sábado, 4 de julho de 2009

Um post depois de muito tempo

PERIGO: ESTE POST CONTÉM IMPRESSÕES PESSOAIS QUE PODEM SER FACILMENTE CONFUNDIDAS COM DADOS IMPARCIAIS!

Aos amigos que tem nos acompanhado pelo Blog, queremos agradecer imensamente. Vida de imigrante é dureza, quando sobra tempo praticamente é pra descansar. É bom, cansa, tem hora que dá vontade de jogar tudo pro alto, mas quando se tem um projeto as coisas realmente ficam mais fáceis.

Falando em projeto, tivemos uma mudança de planos, como muitos devem saber. Nosso plano "A" era Montreal , pela dimensão, pelas possibilidades e como vocês viram no nosso post anterior é uma cidade gigante. Quando viemos à Ville de Québec, percebemos que as coisas são diferentes por aqui. Québec, aos nossos olhos, é uma cidade parecida com Brasília. É administrativa, até por isso os impactos da crise não foram tão sentidos por aqui. O mercado continua aquecido. Em outro aspecto é menor que Montréal, o que pode ser ruim ou bom, dependendo da perspectiva de cada um. Para nós, foi muito bom. Estamos felizes e isso é o que importa.

A cidade tem mais espaços abertos, tem menos gente. O transporte público funciona bem, as pessoas são tranquilas e imigração ainda tem um "que" de novidade. Tem muitos brasileiros, e pelo que vi boa parte se conhece. A maioria chegou há pouco tempo, menos de 2 anos. Tem uma comunidade bem bacana no google que faz a rede social dos brasileiros por aqui.

Só tem 1 universidade (a ULAVAL). Mas francamente, cada pessoa só precisa de 1 vaga, para isso, basta 1 universidade... Outra coisa é que as pessoas dentro da universidade são mais acessíveis, todas as pessoas que conheço que tentaram marcar com os diretores dos cursos conseguiram. Nós não conseguimos em Montréal. Sem falar na quantidade de cursos, são muitos, tem pra todos os gostos.

Estamos a procura de emprego e começando estudos. Decidimos não fazer a francisação, estudos na ULAVAL e procurar empregos. Se sentirmos necessidade de mais cursos de francês, vamos procurar um curso em tempo parcial à noite. Há vários destes.

A programação cultural é diversificada, menos que Montreal, obviamente. Mas se der muiiita vontade de sentir a loucura da cidade grande, Montréal é a 2 horas e meia de carro. Dá pra sair de manhã e voltar a noite. Resumo: estamos gostando. Algumas fotos pra deixar o gostinho...